quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Tábua da Esmeralda

A Tábua da Esmeralda segundo a Tradição trata-se de uma lápide, pedra sepulcral repleta de hieróglifos e símbolos sob a qual jazia intacto o corpo de Hermes Trismegisto. As suas primeiras palavras gravadas na lápide são: "É Verdade! É certo! É a Verdade toda! - A seguir vem dizendo: "O que está em baixo é como o que está em cima, e o que está em cima é como o que está em baixo, a fim de que as maravilhas do Uno se realizem.” Na Tábua da Esmeralda encontra-se o texto fundamental de todos os ensinamentos herméticos, base de todo esoterismo e ocultismo antigo que, segundo a Tradição Ocultista Ocidental, foi escrita por Hermes Trismegistus.

Uma tradução da Tábua da Esmeralda:


"É verdade, sem mentira, muito verdadeiro:
O que está em baixo é como o que está no alto, e o que está no alto é como o que está em baixo, para penetrar nas maravilhas da totalidade una
E assim como todas as coisas provieram do princípio único pelo Uno, assim todas as coisas nascidas provieram desta única coisa, por adaptação.
O Sol é seu pai, a Lua, sua mãe;
e o vento o traz em seu seio; a Terra é sua nutriz.
O pai de toda telesma do mundo está aqui.
Sua força é plena, se ela é convertida em terra.
Separarás a terra do fogo, o subtil do denso, suave e engenhosamente.
Eleva-te da terra ao céu, e de novo retorna-te a terra e carrega-te com a força dos superiores e inferiores.
Deste modo possuirás toda a glória do mundo.
E por este motivo todas as trevas afastar-se-ão de ti.
Nisso consiste o poder poderoso de todo poder: quem vencerás todas as coisas subtis e penetrarás tudo o que é sólido.
Assim é criado todo o universo.
De lá vêm as realizações maravilhosas e seu mecanismo está aqui.
É por isto que sou chamado Hermes Trimegisto, possuindo (poder sobre) os três aspectos da filosofia (conhecimento) universal.
O que eu disse da Obra Solar encerra tudo."


Hermes Trismegistus

H ermes Trismegistus é a expressão em latim para "Hermes o Três-Vezes-Grande" derivado do grego Ερμης ο Τρισμεγιστος. Ele foi um personagem histórico ou mítico do antigo Egipto. Em seu aspecto mítico ele foi uma deidade sincrética que combinava aspectos do deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth.
Hermes foi considerado, no Egipto Helenístico, o Mensageiro dos Deuses, por ter transmitido os seus ensinamentos a este grande povo da
antiguidade
e ter implantado a tradição sagrada, os rituais sagrados, e os ensinamentos das artes e ciências em suas escolas da sabedoria.
Thot, por seu lado, simbolizava a lógica organizada do universo, estando relacionado aos
ciclos lunares
a qual em suas fases expressa a harmonia do universo. Também era considerado como deus do verbo e da sabedoria e foi naturalmente identificado com Hermes.
A Hermes Trismegistus foi atribuída a escrita de 42 livros sobre
medicina, a astronomia, a astrologia, a botânica, a agricultura, a geologia, as matemáticas, a música, a arquitetura, a ciência política. Entre eles se encontra "O Livro dos Mortos" que é também chamado de "O Livro da Saída da Luz", a coleção literárica conhecida como Corpus Hermeticum, e é-lhe também atribuído o mais famoso texto alquímico, a "Tábua de Esmeralda".

Eu à espera de encontrar mais informações sobre o senhor Trismegistus e só me aparece isto =/ enfim...

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Take Me Down

Take me down, to the underground
Won't you take me down, to the underground
Why of why, there is no light
And if I can't sleep, can you hold my life
And all I see is you
Take my hand, I lost where I began
In my heart I know all my faults
Will you help me understand
And I believe in you
You're the other half of me
Soothe and heal...
When you sleep, when you dream, I'll be there if you need me,
whenever I hear you sing...
There is a sun, it'll come, the sun, I hear them call me down
I held you once, a lover that once, and life had just begun
And you're all I see...
And trumpets blew, and angels flew on the other side
And you're all I see, and you're all I'll need
There's a love that god puts in your heart

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

O rapto de Europa

Europa era muito jovem, belíssima, e Zeus se apaixonou por ela. Para raptá-la sem chamar a atenção de Hera, sua ciumenta esposa, imaginou uma maneira sutil de se aproximar da mocinha.

Certo dia, Europa e algumas amigas divertiam-se numa praia e viram sair do mar um touro belíssimo, branco, com chifres recurvados como duas luas em forma de crescente. O touro era muito manso: permitiu que se aproximassem dele, que o acariciassem e, ao perceber que Europa se aproximara, deitou-se aos seus pés.

A princesa, encorajada pela beleza e pela brandura do animal, sentou-se em seu dorso. Imediatamente o touro se levantou, correu velozmente para o mar e se lançou na água. Europa, muito assustada, agarrou firmemente os chifres e ficou espantada ao ver que, ao invés de afundar, o touro corria na superfície do mar.

Tratava-se, é claro, do ardiloso Zeus... A deusa Hera, não estava por perto, aparentemente, mas o precavido pai dos deuses e dos homens preferiu não se arriscar e usou a forma de touro para se aproximar da princesa.

O deus conduziu Europa à ilha de Creta, onde assumiu forma humana e uniu-se a ela. Tiveram três filhos: Minos, Radamantis e Sarpédon. Mais tarde, Europa casou-se com Astérion, o rei da ilha, que adotou os filhos de Zeus.


Lendas da Grécia Antiga

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Firethorn

Firethorn, na edição portuguesa Espinheiro Sagrado. Acabei de o ler hoje, agora é esperar pelos próximos dois volumes da trilogia.

Epona


Para mim todos os cavalos (fêmea) são Eponas, assim como todos os elefantes são Ganeshes. Quando era viciada em The Legend of Zelda (meu jogo favorito) costumava tocar Epona’s Song e cavalgar com Epona pelos vastos campos de Hyrule. E agora tava-me a lembrar dessa música. Adoro ela. Eu era tão viciada que quando estava em algum lugar parecido com Hyrule pensava em tocar ocarina pra fazer como no jogo. No jogo Epona era uma égua adorável, de pelos castanhos e crina branca.

Epona é na mitologia céltica a deusa dos equinos. O nome “Epona” deriva da palavra céltica “Cavalo”. Protectora dos cavalos mas também animais domésticos em geral. Também era deusa da fertilidade, como demonstrado pelos seus atributos de uma patera, cornucópia, e a presença de potros em algumas esculturas.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Cometa McNaught



O nosso recente visitante, é o cometa mais brilhante dos ultimos 30 anos, infelizmente não tive oportunidade de o ver ainda...

O McNaught foi descoberto em Agosto de 2006 pelo astrónomo australiano Robert McNaught.

Au Revoir

Meu Novo Blog...

Este deve ser o meu 3º ou 4º blog... vamos ver quanto tempo sobrevive...